CAMPANHA SALARIAL 2023: TRABALHADORES DEVEM LUTAR POR GANHO REAL SOBRE O PISO SALARIAL
Após aprovarem a pauta de reivindicação em assembleia nesse mês de março, trabalhadores e trabalhadoras da rede privada e filantrópica devem acompanhar atentos as rodadas de negociações entre o Sintesi/Sindtae e o sindicato patronal. Na pauta, a categoria pede a correção da inflação do período e um reajuste real para o piso salarial, além da garantia dos direitos sociais e trabalhistas previstos na convenção coletiva de trabalho.
Conforme os dirigentes sindicais, “as negociações só avançam se os trabalhadores tiverem o mesmo engajamento que têm quando as empresas atrasam o salário, o décimo ou as férias, vamos está conversando com todos no local de trabalho, em reuniões, onde for necessário, mas todos precisam se unir ao sindicato”, afirmam.
O salário mínimo durante o governo Lula voltará a ter ganho real, isso vai fortalecer o poder de compra da classe trabalhadora assalariada e é ótimo para o aquecimento da economia e para o país. Portanto, as categorias organizadas em sindicatos têm o desafio de também conquistarem ganho real sobre os seus pisos salariais nas suas datas de negociações, essa possibilidade depende do nível de organização e mobilização dos trabalhadores.